A aranha tecedeira-funil-da-grama

A aranha tecedeira-funil-da-grama é uma espécie de aranha da família Agelenidae. É uma espécie difundida na Europa. Está registrado na lista de verificação de espécies de aranhas dinamarquesas.

Image by Welcome to all and thank you for your visit ! ツ from Pixabay

 https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Como essas aranhas constroem suas teias?


Elas constroem suas teias de superfície de placas planas conectadas a retiros em forma de funil semelhantes aos labirintos, que são tipicamente construídos entre grama e vegetação baixas. Essas redes podem estar no nível do solo ou a até 1,5 metro do solo, no entanto, a maioria é encontrada a aproximadamente 60 centímetros do solo. Essas aranhas são bastante comuns na Europa e na Europa Central e geralmente estão concentradas em áreas próximas a florestas e vegetação rasteira, bem como em pastagens secas.

Leia também:



Órgãos sensoriais das aranhas tecedeiras-funil-da-grama


Diferente de outras aranhas da família Agelenidae, a aranha tecedeira-funil-da-grama, possui um conjunto de pelo menos quatro tricobotria na parte superior do tarso do primeiro par de pernas. A aranha tecedeira-funil-da-grama tem aproximadamente 25 trichobothria por perna andando. Esses pequenos pelos ajudam a aranha a detectar presas presas em sua teia, ou até presas que estão próximas o suficiente para causar vibrações em sua teia.

Os pelos de tricobotria atuam essencialmente como um sistema sensorial de longa distância para aranha tecedeira-funil-da-grama que os ajuda a detectar presas com grande precisão e velocidade.

Leia também:



Percepção espacial das aranhas tecedeiras-funil-da-grama


Tendo que viajar entre sua folha de papel e seu recuo em forma de funil, a aranha tecedeira-funil-da-grama mostra sinais de compensação de desvio que permitem à aranha se orientar e navegar mesmo na escuridão completa.

Usando seus olhos para navegar rapidamente em sua teia, elas são capazes de detectar o plano de luz polarizada presente e se posicionar em relação a ele, a fim de manter sua orientação. No entanto, sendo uma aranha de construção de teias, não depende exclusivamente de estímulos visuais para navegação e orientação. A aranha tecedeira-funil-da-grama também se baseia em sua orientação idiotética, bem como dicas direcionais como a gravidade, para se orientar, não importa onde esteja.

Leia também:

Comentários