Essas engraçadas cobras tem esse nome devido a seu focinho alongado.
Nome científico: Ahaetulla nasuta
Tamanho: 2 m
Habitat: florestas tropicais
Distribuição: Sudeste da Ásia
Alimentação: lagartos, sapos, mamíferos pequenos
Reprodução: vivípara, ninhadas pequenas
Também conhecidas como cobra de videira comum e cobra de nariz comprido, é uma esbelta cobra verde encontrada na Índia, Sri Lanka, Bangladesh, Birmânia, Tailândia, Camboja e Vietnã.
Não deve ser confundida com a espécie Oxybelis fulgidus, "cobra verde" encontrada na América Central e do Sul. Em Tamil, é conhecido como pachai paambu; em Marathi , é conhecido como cobra shelati, entre dezenas de outros nomes vernáculos.
Leia também:
Características gerias das cobras-narigudas
Essas cobras tem hábitos diurnos e são levemente venenosas. São espécies arborícolas, alimentando-se de sapos e lagartos usando sua visão binocular para caçar. É uma espécie de cobra com movimentos lentos, confiando na camuflagem como uma videira na folhagem. Elas expandem seu corpo quando perturbada para mostrar uma marcação em preto e branco. Além disso, eles podem abrir a boca na exibição de ameaças e apontar a cabeça na direção da ameaça percebida. São as únicas espécies de cobra com pupilas horizontais, comparadas às pupilas verticais normais encontradas em muitas espécies de víbora.
O nome Ahaetulla em cingalês significa ' arrancador dos olhos'. Ele ganhou esse nome, e nomes semelhantes nos vernáculos tâmil e indiano, devido à crença equivocada de que atinge os olhos.
O efeito do seu veneno
Os ingredientes do veneno são desconhecidos. O veneno é moderadamente potente e pode causar inchaço, dor, hematomas, dormência e outros sintomas locais, que desaparecerão em três dias. Mordidas próximas à cabeça, olhos e outras áreas vitais podem ser graves.
Comentários
Postar um comentário