Os tentilhões: pequenos pássaros e suas curiosidades

O nome comum dado aos tentilhões são de várias espécies de aves que estão dentro da família Fringillidae, mas que também incluem várias outras espécies.


A família Fringillidae



Os fringilídeos (família Fringillidae) são aves passeriformes que se alimentam de sementes. Distribuem-se por todo o planeta à exceção de Madagáscar, Australásia, Antártida e muitas ilhas do Pacífico. A família inclui canários, tentilhões, pintarroxos, pintassilgos, verdilhões, lugres, cruza-bicos. São de pequeno ou médio porte e ostentam um bico forte, geralmente cónico. Todos têm 12 rectrizes e nove rémiges primárias. Os seus ninhos têm a forma de cesto e são construídos em árvores. O seu voo é caracterizado pela alternância entre impulsos bruscos de golpes de asa e momentos de deslize com as asas fechadas. A maior parte das espécies são canoras.


Os Tentilhões de Darwin



As várias espécies reconhecidas de tentilhões demonstraram o poder do método hipotético-dedutivo de Darwin, que baseando-se em anotações detalhadas da morfologia, hábitat e comportamento destes pássaros, representam um dos argumentos mais aceitos em seu livro sobre a origem das espécies. Diferente do estudo com as tartarugas, as quais eram subespécies e não espécies distintas, os tentilhões demonstraram uma extrema diversificação entre e dentro das ilhas, que proporcionou a Darwin a ligação entre o processo de especiação e a seleção natural, representada aqui pelas diferenças de alimentação e hábitat ocupado por cada espécie.

Leia também:

Espécies de tentilhões


Agora vamos a algumas espécies de tentilhões e algumas curiosidades sobre elas:

Tentilhão-comum (Fringilla coelebs)


Fonte da imagem: Wikipédia/MichaelMaggs – Edited (sharpened, down-sampled, contrast corrected, noise removed) by: Arad


O tentilhão-comum é um pássaro de pequeno porte, com cerca de 15 cm, da família dos fringilídeos, sedentário, de coloração bastante viva e de canto mavioso. Existe um marcado dimorfismo sexual em relação à plumagem. O macho possui cores vivas enquanto a fêmea e juvenis têm uma cor cinzenta esverdeada e monótona. A cor da cabeça do macho muda de cinza azulado para castanho, a mesma cor do dorso, durante o inverno.


Tentilhão-da-garganta-cortada (Amadina fasciata)


Fonte a imagem: Wikipédia/David Boettger - english wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Cut-throat_Finch

O tentilhão-da-garganta é uma espécie comum de tentilhão-estrildídeo encontrado em toda a África. Esse tentilhão tem uma plumagem marrom-clara com manchas pretas por toda parte. Eles têm uma cauda marrom-preta, um queixo e bochechas brancos e grossos, e uma mancha marrom-castanha na barriga. As pernas são rosadas e carnudas. O macho adulto tem uma faixa vermelha brilhante na garganta (daí o nome "garganta cortada"), enquanto os juvenis do sexo masculino têm uma faixa vermelha um pouco mais opaca.

Leia também:

Tentilhão-de-cabeça-vermelha (Amadina erythrocephala)


Fonte da imagem: Wikipédia/Red Headed Finch ♂, Amadina erythrocephala at Sossusvlei, Namib desert, Namibia.


O degolado-de-cabeça-vermelha (Amadina erythrocephala) é uma espécie de ave passeriforme africana. Estima-se que se encontra numa extensão de 1 600 000 km². É encontrada em Angola, Botswana, Lesoto, Namíbia, África do Sul e Zimbabwe.

Tentilhão-melba (Pytilia melba)


Fonte da imagem: Wikipedia/Lip Kee Yap - originally posted to Flickr as Green-winged Pytilia (Pytilia melba)

A pitilia de asa verde é uma espécie comum de tentilhão estrildídeo encontrada na África.  É comum em toda a África Subsaariana , embora seja mais raramente visto no centro, no extremo sul e nas partes costeiras do oeste do continente. Tem dois grupos de subespécies, nomeando melba no sul e o citerior norte , que às vezes são tratados como espécies separadas. Normalmente, subespécies adicionais são reconhecidas dentro desses dois grupos.

Leia também:

Tentilhão-de-duas-barras (Stizoptera bichenovii)


Fonte da imagem: Wikipédia/JJ Harrison ( https://www.jjharrison.com.au/)

O tentilhão de duas barras é um tentilhão estrildídeo encontrado em savanas secas, pastagens tropicais (planícies) secas e habitats de arbustos no norte e leste da Austrália . Às vezes é chamado de tentilhão de Bicheno ou tentilhão de coruja , este último devido ao anel escuro de penas ao redor do rosto.

Tentilhão-estrela (Bathilda ruficauda)


Fonte da imagem: Wikipedia/JJ Harrison ( https://www.jjharrison.com.au/ )

O tentilhão estrela é uma espécie de ave comedora de sementes encontrada no norte da Austrália. Tem uma face e um bico vermelhos característicos, e largas manchas brancas nos flancos. Uma de suas três subespécies pode estar extinta.

Comentários