Os fósseis de Moluscos: Cefalópodes

Os moluscos são seres interessantes. Mas seus fósseis contam muito sobre o passado remoto de nosso planeta.


Os Cefalópodes


Os animais que pertencem a classe Cefalópoda (Cephalopoda, do grego kephale, cabeça + pous, podos, pé) possuem algumas características em comum, sendo elas: a simetria corporal bilateral, quando o ser tem dois lados simétricos um ao outro; a visão muito boa, que acaba gerando uma dependência por usarem apenas ela para realizar a maior parte de suas atividades; boca redonda, com um bico quitinoso; o sistema circulatório fechada, uma característica que dos moluscos, somente eles apresentam; todos os cefalópodes vivos possuem bico de duas partes e a maioria tem uma rádula, que e uma característica do filo Mollusca; a existência de uma concha externa exceto a subclasse Coleoidea e a disposição de um sistema nervoso muito complexo, sendo ele o mais complexo dos invertebrados.


Leia também:


Os fósseis de Cefalópodes


Agora vamos a algumas espécies fósseis desses incríveis animais:


Orthoceras


Fonte da imagem: Amazon.


O náutilo é um dos cefalópode mais famosos, têm conchas curvas, mas o Paleozoico produziu muitas espécies com conchas retas ou ligeiramente curvas. Este espécime acima mostra uma concha em corte transversal. Os sptos divisores das câmaras do corpo são visíveis e os sifúnculos em forma de tubo que correm ao longo da concha podem ser vistos claramente.


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ


Nautilus


Imagem de Anja🤗#helpinghands #solidarity#stays healthy🙏 por Pixabay


Este espécime acima de 180 milhões de anos é de um náutilo com câmara. A concha se enrola acima e por trás da cavidade do corpo, como um chifre de carneiro; o animal vivo, que tinha tentáculos como uma lula, saía pela abertura e movia-se esguichando água para câmaras cheias de gás dentro da concha.


Leia também:


Dactylioceras


Fonte da imagem: Wikipedia/Kevmin


Esse cefalópode famoso da Eurásia e da América Latina, comum em coleções, o Dactylioceras tem espirais evolutas e nervuras simples e quase retas. Não tem quilha e as suturas são lobuladas.


Hildoceras


Fonte da imagem: Wikipedia/Hildoceras_bifrons_Bruguière.jpg: Notafly derivative work: Cwmhiraeth - This file was derived from:  Hildoceras bifrons Bruguière.jpg


Esse cefalópode com espirais evolutas achatadas, o Hildoceras tem um sulco raso que corre ao longo de cada lado das espirais e da quilha; as nervuras são curvas.


Amaltheus


Fonte da imagem: Wikipedia/BerndH - Own work


Pertence a um grupo mundial de cefalópodes conhecido como Ammoites,, subordem com suturas simples, conchas muito ornamentadas e em alguns casos tamanhos gigantescos com diâmetros de 1 m. Esta espécie é bem menor, com cerca de 7,5 cm. A concha é bem encaracolada, há quilha, e as nervuras têm formato suave de S.


Arnioceras


Fonte da imagem: Wikipedia.


Esse cefalópode foi comum no Jurássico, o Arnioceras, tem nervuras fortes e lisas curvadas para frente no ventre, parando na quilha. O caracol tem forma evoluta, e as selas e os lobos das suturas são espiralados em subdivisões menores.

Comentários