A cobra-chicote

Essa cobra tem esse nome devido seu corpo realmente parecer um chicote e além de ser rápida.


Cobra-chicote (Coluber viridiflavus). Fonte da imagem: Wikipedia/Autor: Harold van der Ploeg


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ


Nome científico: Coluber viridiflavus

Tamanho médio: 2 m

Habitat: áreas rochosas secas, bosques e campos

Distribuição: Europa central, Itália.

Alimentação: lagartos, mamíferos pequenos, aves no ninho

Reprodução: oivípara


Leia também:


Características da cobra-chicote


A cobra-chicote é uma serpente que habita áreas rochosas, fendas, e áreas ensolaradas, às vezes também lugares pouco mais úmidos como os campos e beiras de rios. Sua coloração dominante é preta e o dorso possui linhas longitudinais de cor amarelo-esverdeada. É uma espécie de atividade diurna. Alimenta-se principalmente de outros répteis como lagartos, ovos de pássaros pequenos ou pequenos anuros como rãs e sapos. Tem caráter feroz e agressivo, mas não é venenosa. É encontrada ao nordeste da França, na Itália, na Eslovênia e na Croácia.


Leia também:


Toxicidade do veneno da cobra-chicote


Comumente considerado não venenoso, é descrito que um sujeito que sofreu 'mordidas sustentadas' por até 5 minutos começou a apresentar sintomas suspeitos, incluindo problemas com habilidades neuromotoras. É descrito que uma glândula chamada glândula de Duvernoy, talvez semelhante à glândula de veneno, tem alguma responsabilidade.


Leia também:


Estado de conservação da cobra-chicote


A cobra chicote verde tem ampla distribuição e é muito comum nessa faixa. A população é estável e não enfrenta ameaças significativas, além de atropelamentos e perseguições, e a União Internacional para a Conservação da Natureza avaliou seu estado de conservação como sendo de " menor preocupação ".

Comentários