A aranha tecedeira-escorpião

Pode parecer brincadeira, mas não, existe sim uma aranha com uma forma parecida com a de um escorpião.


Fonte da imagem: eol.org/Foto: Alan Wigginton


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ


Essas aranhas são nativas da Austrália, conhecida cientificamente como Arachnura higginsi, pertencente a família Araneidae.


Leia também:


Morfologia da tecedeira-escorpião


O comprimento do corpo da fêmea é de cerca de 16 mm com o macho sendo muito menor em torno de 2 mm. A cor do corpo varia entre os indivíduos e pode variar de creme a marrom a preto, às vezes com uma mancha amarela a vermelha brilhante na parte superior do abdômen. Os juvenis podem ser mais coloridos.


Apenas as fêmeas possuem "cauda" e esta aumenta de comprimento a cada muda. A "cauda" proeminente parece um pouco semelhante à de um escorpião, daí seu nome comum, mas não tem ferrão e a aranha não é considerada perigosa para os seres humanos.


A fêmea deposita entre 50 e 60 ovos em um saco de ovos , dos quais pode haver até oito distribuídos em setores ausentes da teia. Os sacos são de forma oval, 5 mm x 4 mm de seda dura marrom com aparência lanosa. Os ovos são de cor cremosa, com 0,8 mm de diâmetro e não pegajosos.


Leia também:


Habitat e hábitos da tecedeira-escorpião


A teia da tecedeira-escorpião geralmente está localizada perto do solo e pode ser orientada verticalmente, em ângulo ou, às vezes, horizontalmente. A presa habitual da aranha consiste em pequenos insetos voadores.

Comentários