A aranha tecedeira-toco-de-árvore

A aranha tecedeira-toco-de-árvore tem esse nome pois fica imóvel parecendo uma parte do galho onde está na árvore.


Fonte da imagem: realmonstrosities/Foto: Robert Whyte


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ


Leia também:


A aranha tecedeira-toco-de-árvore - Biologia


Essa aranha pertence ao gênero Poltys, da espécie Poltys illepidus. Este gênero de aranhas foram descritas pela primeira vez por CL Koch em 1843. Muitas espécies são enigmáticas e são conhecidas por se disfarçarem como folhas e galhos durante o dia, e constroem uma teia em formato de orbe à noite para capturar suas presas. A forma do abdome, que muitas vezes dá a impressão de um galho áspero e quebrado, pode variar entre os indivíduos de uma espécie.

A aranha tecedeira-toco-de-árvore faz um saco de ovos amarelo fofo que pode estar parcialmente escondido em uma folha enrolada. De onde saem seus pequenos filhotes.


Leia também:


Distribuição geográfica e habitat da aranha tecedeira-toco-de-árvore


Essas aranhas são nativas da Ásia, Índia, Japão e Austrália.


Vivem em margens de florestas e áreas gramadas até em jardins. Geralmente encontradas em troncos de árvores, onde captura suas presas se camuflando bem com a cor dos troncos.


Leia também:


Características da aranha tecedeira-toco-de-árvore - Camuflagem


As tecedeira-toco-de-árvore são ótimas na arte da camuflagem, quando descansam em superfícies de tronco de árvores, elas tem excelentes cores que se misturam com o tronco. Normalmente, a superfície superior do abdome tem uma projeção afiada em cada lado, e quando a aranha está sentada com as pernas contra a carapaça , o efeito geral é como se fosse de um pequeno galho. Esta aranha, como outras espécies de Poltys, adota uma postura de repouso ereta e também levanta as pernas para cobrir toda a carapaça, separando os olhos.


Leia também:


Curiosidades sobre a aranha tecedeira-toco-de-árvore


Uma curioso comportamento dessa aranha tecedeira-toco-de-árvore é que ela desfaz suas teias todos os dias e torna a tecê-la à noite.

Comentários