Espécies ameaçadas de extinção: Codorna mascarada

Está bela subespécie de codorna se encontra em grande risco de extinção.





Características da Codorna mascarada


O macho adulto mascarado tem um rico peito vermelho-ruivo (canela) e uma cabeça e garganta pretas. Alguns machos têm uma faixa superciliar branca a branco-amarelada e, às vezes, toques de branco em outras partes da cabeça. Eles têm coroas manchadas de preto e ruivo. A plumagem da cabeça tende a tornar-se preta mais pura com a idade. As penas traseiras são um labirinto de pretos, marrons, ruivos e amarelos, um pouco semelhantes aos padrões de outras raças de codornas. A plumagem das fêmeas é marrom mosqueada, amarelada e branca com garganta amarelada e listra superciliar muito semelhante às fêmeas de outras raças codornas. É particularmente parecido com a fêmea de C. v. texanus.

Leia também:

Como foi descrita como subespécie?


Um estudo realizado por Guthery comparando habitats das codornas do Texas e as codornas mascarada, no Arizona e Sonora. O habitat foi determinado como semelhante para ambas as subespécies, mas as codornas no Texas e Arizona preferiram áreas com 20-100% de cobertura de vegetação lenhosa, enquanto os pássaros Sonora usaram áreas com 9-46% de cobertura. As codornas mascaradas de Sonora selecionados para maior cobertura de dossel de vegetação herbácea (34-100%), enquanto as codoranas mascaradas do Arizona usaram áreas com 17-100% de cobertura herbácea. As codornas do Texas usaram áreas com 0-30% de cobertura herbácea.

Em outro estudo, observaram que uma faixa aceitável para um componente de habitat específico foi influenciada por outros componentes de habitat. Por exemplo, em Sonora, a faixa aceitável para cobertura do dossel de vegetação lenhosa variou de 0-60% quando todas as outras características do habitat estavam em valores aceitáveis, mas reduzida (15-40%) quando outras características não estavam em níveis aceitáveis.

Assim, ele levantou a hipótese de que o manejo do habitat poderia resolver uma deficiência em uma variável do habitat gerenciando outras variáveis. A exposição a predadores aéreos e altas temperaturas afeta muito a seleção de habitat.

Comparado às codornas de Gambel e escamadas, as codornas mascaradas usaram vegetação com menor exposição a predadores terrestres e aéreos, menor exposição de solo nu e temperaturas operacionais mais baixas. Ao aumentar a cobertura do dossel do pincel ou seu equivalente funcional.

Leia também:

Quais são as ameças de extinção da Codorna mascarada?


As mudanças no uso da terra agrícola (remoção de ervas daninhas e uso de herbicidas), silvicultura (plantações de pinheiros de alta densidade) e falta de uso de fogo prescrito resultaram em fragmentação generalizada do habitat, são os principais motivos que estão levando o declínio das populações de codornas mascaradas. Mais de 20.000.000 de indivíduos foram recentemente mortos anualmente por caçadores nos EUA; a má gestão das populações pode resultar em mais declínios.

Leia também:

Comentários