Fósseis de Répteis

Vamos agora aos fósseis dos répteis que surgiram para dominar o ambiente terrestre por muito tempo.


Origem dos Répteis


Sabe-se que os primeiros répteis apareceram no planeta Terra há mais de 300 milhões de anos durante a era Paleozoica. Eles deram origem às aves e mamíferos e têm como ancestral os anfíbios. O processo evolutivo possibilitou uma estrutura esquelética nova nos animais que viviam nas águas. Assim, eles se tornaram mais robustos, com músculos e escamas que lhes protegiam da exposição ao Sol e da aridez da terra. Outros processos de grande importância para os répteis foi o melhoramento dos pulmões, desenvolvimento das pernas e possibilidade de colocar ovos com casca dura e fora da água. O cérebro dos répteis também se tornou maior o que permitiu melhorar a estratégia de caça.


Leia também:


FÓSSEIS DE RÉPTEIS


Agora vamos a alguns exemplos dos répteis extintos do passado:


Stenopterygius quadriscissus


Fonte da imagem: Wikipedia/Author - Gunnar Creutz


Abundantes nos depósitos marinhos do Jurássico, eram bem aerodinâmicos. Répteis semelhantes a peixes, eram conhecidos como Ictiossauros, e seus dentes são encontrados com frequência. Seu crânio afunila-se como o dos golfinhos modernos. As semelhantes entre esse réptil e os golfinhos mostram como dois animais não relacionados podem adaptar-se de maneira similar em ambientes semelhantes, e isso é chamado de evolução convergente.


Leia também:


Pterodactylus sp.


Fonte da imagem: Wikipedia/Steven U. Vidovic, David M. Martill, Matthew Martyniuk, - Obra do próprio,


Primeiros répteis voadores a surgir, o nome significa "asas-dedo", e a espécie foi predatória na história desde grupo variado. A maioria era relativamente pequena, mas as asas de uma, os Quetzalcoatlus, nome inspirado no Deus serpente emplumado dos astecas, podem ter tido uma envergadura de mais de 15 metros.


Leia também:


Lufengosaurus


Fonte da imagem: Wikipedia/BleachedRice - Obra do próprio


Os primeiros e mais primitivos dos grandes dinossauros, os protossauros foram os ancestrais dos enormes saurópodes. Tinham cauda comprida e pescoço longo e eram capazes de se levantar sobre as pernas traseiras para se alimentar-se usando a cauda como apoio. Nas pernas dianteiras tinham garras curvas que teriam sido usadas contra predadores.


Leia também:


Shunosaurus


Fonte da imagem: Wikipedia/Daderot - Obra do próprio


Os saurópodes, grupo famoso que incluía os gigantescos Diplodocus e os Apatosaurus, eram dinossauros enormes, uma espécie que pode ter atingido mais de 30 m de comprimento. Mas nem todos eram gigantes. O Shunosaurus media apenas 9 m e apresentava uma dentadura impressionante que servia para colher e mastigar plantas.


Leia também:


Mamenchisaurus


Fonte da imagem: Wikipedia/Kabacchi - Mamenchisaurus - 03 Uploaded by FunkMonk


Com dezenove vértebras no pescoço, esta espécie detém o recorde do pescoço mais longo entre os dinossauros. É um dinossauros asiático, pertencia ao grupo do Diplodocus, do qual o Apatosaurus (antes Brontosaurus) é o mais famoso. Acredita-se hoje que os Diplodocus e seus parentes eram animais terrestres capazes e levantar-se sobre suas pernas traseiras para alcançar os ramos mais altos das florestas coníferas da época.


Leia também:


Tuojiangosaurus


Fonte da imagem: Wikipedia/Autor Credit to en:user:Ballista. Taken from the English wikipedia, uploaded here with the same licensing


Os estegossauros eram um grupo variado de dinossauros herbívoros do Jurássico e do Cretáceo, mais conhecidos como Stegasaurus, com uma dupla fileira de placas ósseas ao longo do dorso. O Tuuojiangosaurus foo encontrado em depósitos férteis na China. Menor que o Stegasaurus de 9 m, tinha fileiras iguais de placas pontudas e dois pares de espinhas na cauda.


Leia também:


Scolosaurus


Fonte da imagem: Wikiwand


Os anquilossauros são também denominados nodossaurídeo de corpo curto em forma de barril, pernas curtas, longo largo e cauda longa. Eram os seres vivos com couraça mais pesada, envoltos em placas fortes, e muitos tinham espinhos pontudos em volta do corpo e na cauda.


Leia também:


Triceratops sp.


Fonte da imagem: farolnews/Rafael Arbulu


Era um dos grandes confrontos da pré-história: o altíssimo Tyrannosaurus contra o herbívoro Triceratops com sua forte couraça. As armas do Triceratops eram formidáveis: dois chifres curvos e pontudos logo acima dos olhos e um mais curto no focinho. O pescoço era protegido por um escudo, circundado por espinhos curtos que se projetavam mais de um metro para trás.


Leia também:


Gasosaurus


Fonte da imagem: Wikipedia/Finblanco - Obra do próprio


Os terópodes começaram como pequenos dinossauros carnívoros no Triássico gerando depois o Allosaurus e o Tyrannosaurus. O Gasosaurus era um terópode bem menor com pernas traseiras grandes e fortes, pernas dianteiras minúsculas adaptadas para agarrar, uma longa cauda para contrabalançar o corpo quando corresse e uma boca com dentes curvos afiados.


Leia também:


Protoceratops sp.


Fonte da imagem: extinctanimals


A descoberta dos primeiros ovos de dinossauro pela expedição de Andrews à Ásia Central em 1923 atraiu a atenção do mundo. Demonstrou-se que os ovos de Protoceratops são surpreendentemente comuns no deserto de Gobi, em geral encontrados em grupos circulares dentro dos restos de covas que serviam de ninho. O Protoceraptos adulto tinha constituição menos maciça que seus parentes.


Leia também:


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ

Comentários