Como é classificado o Reino Animal?

Leão, tigre e pantera são iguais em astúcia e ferocidade e são parecidos numa porção de traços físicos. Mas nem por isso o leão deixa de ser leão, o tigre, tigre e a pantera, pantera. Ou, como se costuma dizer, um homem é um homem e uma gato é um gato.

 http://curiosidadeanimal.bioorbis.org/2018/06/reino-animal.html
Tigre. Pixabay/Domínio Público.

VAMOS APRENDER...

Ao proferir uma expressão dessas, estamos automaticamente pondo os seres em seus devidos lugares, estamos dando nomes aos bois - ou às feras -, estamos, em outras palavras, classificando os habitantes do reino animal.

O Reino Animal, é composto por seres vivos heterótrofos, ou seja, aqueles que não produzem o próprio alimento. Essa é uma das principais características  que os diferencia de outros seres vivos

Os animais que pertencem a ele são eucariontes e pluricelulares. Eles possuem capacidade de locomoção e a grande maioria fazem reprodução sexuada. 

Os animais são classificados em diversos filos, sendo muitos deles animais invertebrados (aqueles que não possuem vértebras). Os animais vertebrados que possuem crânio, vértebras e coluna dorsal pertencem ao Filo dos Cordados.

TAXONOMIA E CLASSIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES

A Taxonomia - técnica científica para estabelecer classificações - desempenha esse trabalho. Ensina que a unidade básica de classificação é a espécie - população ou populações de animais semelhantes em detalhes de sua estrutura (dentro de limites estreitos, porém variáveis) e que geram descendentes férteis. As variações dentro de uma mesma espécie são chamadas, pela ordem, subespécies, raças e populações, chegando por fim ao indivíduo isolado.

seres-vivos
Fonte da imagem: SlidePlayer.

Classificar é batizar. O homem deu a cada animal dois nomes latinos: o primeiro, escrito com inicial maiúscula, indica o gênero; o segundo, em minúscula, designa a espécie. E, como o homem batiza também o modo de batizar, essa forma se chama sistema binominal de nomenclatura. Foi criado pelo naturalista sueco Carolus Linnaeus, ou Lineu (1707-1778). Voltando aos exemplos acima, o leão que a gente visita no Zoológico é um Panthera leo, o tigre é um Panthera tigris, a pantera é um Panthera pardus. Panthera é o gênero; leo, tigris e pardus, as respectivas espécies.

O QUE VEM ACIMA

Gênero e espécie não esgotam, porém, uma classificação. Acima deles está a família. Assim, todos os animais semelhantes a um gato são da mesma família, independentemente de ronronarem numa poltrona velha ou assustarem a floresta com seus urros. E a família comum é a dos Felídeos, que além dos verdadeiros gatos (gênero Felis) inclui os linces (Lynx) e os leopardos de caça da Índia (Acinonyx).

Acesse o site: www.bioorbis.org

Bicho semelhante a cão é da família dos Canídeos. Cães e lobos pertencem ao gênero Canis; o lobo mau que corre atrás dos três porquinhos é um Canis lupus. E a elegante raposa, atrás de quem correm os caçadores, é também Canídeo, mas de outro gênero: Vulpes.

raposa-Vulpes
Uma raposa (Vulpes), representante dos canídeos. Pixabay/Domínio Público.

Já vimos, pois, a espécie, o gênero e a família. Agora, é a vez da ordem, que engloba as divisões anteriores. Como todos os representantes dos Canídeos e Felídeos são conhecidos comedores de carne, a Taxonomia os agrupa na ordem dos Carnívoros. Por sua vez, cavalos, rinocerontes, hipopótamos, veados, girafas e camelos (herbívoros, pés de casco duplos ou fendidos) pertencem à ordem dos ungulados.

veados
Veados, são ungulados. Pixabay/Domínio Público.

Carnívoros, ungulados e outras ordens formam uma classe: a dos mamíferos. Mamíferos, aves, répteis e outras classes formam o filo dos cordados ou vertebrados. Estes, junto com outros filos, formam o sub-reino dos metazoários. Os sub-reinos dos metazoários e dos protozoários compõem o reino animal.

borboleta-inseto
BorboletaPixabay/Domínio Público.

Costumava-se dividir o reino animal em apenas dois grupos: vertebrados - animais dotados de coluna vertebral - e invertebrados. No entanto, as classificações modernas reconhecem a existência de dois sub-reinos: o dos protozoários - animais formados por uma única célula que faz tudo - e o dos metazoários, cujas células, que se contam aos bilhões, são especializadas em diferentes tarefas.

Para saber mais clique aqui

Referência
Novo Conhecer, Abril Cultural. Fratelli Fabbri Editori, Milão, Itália, 1977.

Para finalizar veja um vídeo do canal Video Aulas Net, sobre Características gerais e classificação do Reino Animal:


Comentários