Cuidados que você deve ter com as aves ornamentais: exercícios físicos

Para manter a saúde da ave, são necessários períodos diários de exercícios que devem incluir algumas atividades que ela exerceria se vivesse livre na natureza.

 https://curiosidadeanimal.bioorbis.org/2019/04/cuidados-aves-ornamentais.html
Pixabay/Domínio Público.

Exercício físicos


Além de espaço para voar dentro da gaiola, a ave deveria poder voar livremente. Um aposento da casa seria o mais adequado. As plantas tóxicas deverão ser retiradas;  devem-se cobrir espelhos,  janelas, e todas as superfícies que possam ser atacadas pela ave ou "através" das quais ela queira voar.



Feche todas as portas e janelas a fim de evitar fugas inesperadas. Proporcione-lhe uma atmosfera serene, e deixe a porta da gaiola aberta para retornos voluntários. O tônus das pernas e dos pés é mantido por atividades ligadas ao ato de empoleirar e galgar.



O bico das aves cresce continuamente a vida toda; assim, providencie osso de siba, nozes, pedras-pomes e sementes para que gastem o bico.

Exercício mental


Mantenha a ave estimulada e fisicamente ativa por meio de brinquedos, estímulos visuais e auditivos. Aves menores divertem-se com espelhos, escadas e balanços. Acima de tudo, as aves ficam bem na companhia de outras.



Animais solitários devem dispor da companhia do dono. Gravações em fita, poderão ajudar, mas nada substitui o tempo passado na companhia de uma pessoa. Todas as atividades relacionadas a seguir são sinais de aviso de descontentamento.

Sintomas de uma ave entediada


Qualquer um dos sintomas seguintes indica que sua ave necessita de mais exercício mental:

  1. Picar e arrancar penas
  2. Movimentos repetitivos e contínua
  3. Agressividade além do normal
  4. Falta de interesse em brincadeiras
  5. Para de falar/cantar
  6. Mascar os pés.






Para finalizar veja um vídeo do canal Andreia Apaixonada por Animais, sobre LIMPEZA DE GAIOLA DE AVES, DESINFECTAÇÃO COMPLETA:


Comentários