Para manter a saúde da ave, são necessários períodos diários de exercícios que devem incluir algumas atividades que ela exerceria se vivesse livre na natureza.
![]() |
Pixabay/Domínio Público. |
✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
Exercício físicos
Além de espaço para voar dentro da gaiola, a ave deveria poder voar livremente. Um aposento da casa seria o mais adequado. As plantas tóxicas deverão ser retiradas; devem-se cobrir espelhos, janelas, e todas as superfícies que possam ser atacadas pela ave ou "através" das quais ela queira voar.
Feche todas as portas e janelas a fim de evitar fugas inesperadas. Proporcione-lhe uma atmosfera serene, e deixe a porta da gaiola aberta para retornos voluntários. O tônus das pernas e dos pés é mantido por atividades ligadas ao ato de empoleirar e galgar.
O bico das aves cresce continuamente a vida toda; assim, providencie osso de siba, nozes, pedras-pomes e sementes para que gastem o bico.
Exercício mental
Mantenha a ave estimulada e fisicamente ativa por meio de brinquedos, estímulos visuais e auditivos. Aves menores divertem-se com espelhos, escadas e balanços. Acima de tudo, as aves ficam bem na companhia de outras.
Animais solitários devem dispor da companhia do dono. Gravações em fita, poderão ajudar, mas nada substitui o tempo passado na companhia de uma pessoa. Todas as atividades relacionadas a seguir são sinais de aviso de descontentamento.
Sintomas de uma ave entediada
Qualquer um dos sintomas seguintes indica que sua ave necessita de mais exercício mental:
- Picar e arrancar penas
- Movimentos repetitivos e contínua
- Agressividade além do normal
- Falta de interesse em brincadeiras
- Para de falar/cantar
- Mascar os pés.
Comentários
Postar um comentário