Descubra um pouco sobre o periquito-cabeça-de-ameixa

O periquito-de-cabeça-ameixa é um papagaio da família Psittacidae.

 https://curiosidadeanimal.bioorbis.org/2019/05/descubra-ave-periquito-cabeca-ameixa.html
O lindo periquito-cabeça-de-ameixa. Pixabay/Domínio Público.

É uma ave endêmica do subcontinente indiano e já foi considerado coespecífico com o periquito-de-cabeça-florada, mas depois foi elevado a uma espécie completa.

Periquitos-de-cabeça-de-ameixa (Psittacula cyanocephala) são encontrados em bandos, os machos têm uma cabeça roxa rosada e as fêmeas, uma cabeça cinza. Eles voam rapidamente com voltas e mais voltas acompanhadas por suas chamadas distintas.

Taxonomia do periquito-cabeça-de-ameixa


Em 1760, o zoólogo francês Mathurin Jacques Brisson incluiu uma descrição do periquito-de-cabeça-ameixa em sua Ornithologie baseado em um espécime coletado na Índia. Ele usou o nome francês Le perruche a teste bleu e o nome latino Psittaca cyanocephalos. Embora Brisson tenha cunhado nomes latinos, estes não estão em conformidade com o sistema binomial e não são reconhecidos pela Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica.



Quando em 1766 o naturalista sueco Carl Linnaeus atualizou seu Systema Naturae para a décima segunda edição, ele adicionou 240 espécies que haviam sido descritas anteriormente por Brisson. Um deles foi o periquito-de-cabeça-ameixa. Linnaeus incluiu uma descrição sucinta, cunhou o nome binomial Psittacus cyanocephalus e citou o trabalho de Brisson. O nome específico cyanocephalus / cyanocephala combina as palavras gregas antigas kuanos "dark-blue" e kephalos "headed". Esta espécie é agora colocada no gênero Psittacula que foi introduzido pelo naturalista francês Georges Cuvier em 1800.

Morfologia do periquito-cabeça-de-ameixa


O periquito-de-cabeça-ameixa é um papagaio principalmente verde, 33 cm de comprimento com uma cauda de até 22 cm. O macho tem uma cabeça vermelha que tem um tom azul-púrpura na parte de trás da coroa, nuca e bochechas, enquanto a fêmea tem a cabeça cinza-azulada. Há um colar em volta do pescoço preto estreito com verdete abaixo na nuca e uma faixa de queixo preto que se estende desde a mandíbula inferior. Há um remendo de ombro vermelho e o traseiro e a cauda são verde-azulados, o último com ponta branca.



A mandíbula superior é amarelo alaranjado e a mandíbula inferior é escura. A fêmea tem uma cabeça cinza-azulada opaca e não tem o colarinho preto e verdete que é substituído por amarelo. A mandíbula superior é amarelo-milho e não há uma listra preta do queixo ou um remendo vermelho no ombro. Aves imaturas têm cabeça verde e ambas mandíbulas são amareladas. A cabeça escura é adquirida após um ano.

Habitat do periquito-cabeça-de-ameixa


O periquito-de-cabeça-ameixa é uma ave de floresta e floresta aberta, mesmo em jardins da cidade. Eles são encontrados a partir do sopé dos Himalaias ao sul de Sri Lanka. Eles não são encontrados nas regiões secas da Índia ocidental. Eles são às vezes mantidos como animais de estimação e aves que escaparam foram notadas em Nova York, na Flórida e em alguns lugares no Oriente Médio.

Ecologia dos periquitos-cabeça-de-ameixa


O periquito-de-cabeça-ameixa é uma espécie gregária e barulhenta com uma gama de chamadas roucas. O voo normal e a chamada de contato é um tuink repetido. O voo é rápido e o pássaro frequentemente gira e gira rapidamente. Faz movimentos locais, impulsionados principalmente pela disponibilidade das frutas e flores que compõem sua dieta. Eles se alimentam de grãos, frutas, pétalas carnudas de flores (Salmalia , Butea) e às vezes atacam campos agrícolas e pomares.



A época de reprodução na Índia é principalmente de dezembro a abril e de julho a agosto no Sri Lanka. O namoro inclui fricção de contas e alimentação de corte. Nidifica em buracos, cinzelados pelo par, em troncos de árvores, e põe de 4 a 6 ovos brancos. A fêmea parece ser a única responsável pela incubação e alimentação. Eles se empoleiram comunitariamente. Em cativeiro, ele pode aprender a imitar sinais sonoros e curtos assobios, e pode falar muito bem.

Para finalizar veja um vídeo Shirishkumar Patil, sobre plum-headed parakeet (Psittacula cyanocephala) टोळ पोपट,:

Comentários