Como é a comunicação e a produção de seda das aranhas?

Pode ser surpreendente saber que várias famílias de aranhas comunicam-se entre si pelo som. As aranhas não têm ouvidos, mas os diversos receptores de vibração de seu corpo "escutam" as vibrações do ar.

 https://curiosidadeanimal.bioorbis.org/2019/06/como-comunicacao-producao-seda-aranhas.html
A aranha tecedeira-lobo (Lycosa) carrega sua ooteca presa às fiandeiras, deixando as maxilas livres para pegar presas.


Comunicação acústica


O modo mais comum de produzir som é esfregar alguns espinhos sobre peças quitinosas. Chamado de estridulação, este tipo de som é usado na corte, no ataque de machos e na defesa.



A vantagem de produzir o som correto é clara, pois qualquer intruso no território de uma ranha é uma presa em potencial. A falha em indicar uma intenção amistosa pode terminar em canibalismo.

Comunicação química


A outra forma de comunicação é pelos feromônios. Esta substância química volátil secretada pelas aranhas lhes possibilita determinar o sexo de qualquer aranha que encontrem ou com cuja teia entrem em contato.



A seda da aranha é revestida por essa substância. Desse modo, a aranha macho é capaz de encontrar a fêmea de sua espécie, pelo rastro ou pela sua teia.

Produção de seda


argiope-vespa
Uma aranha da espécie Argiope bruennichi com sua ooteca. Pixabay/Domínio Público.

Para a maioria das aranhas, a seda desempenha um importante papel. Acredita-se que a seda originalmente era um meio de revestir a toca e, depois, de proteger os ovos para não secarem ou contra predadores. Só mais tarde ela passou a ser usada para capturar as presas.



A seda é produzida por glândulas abdominais e, pelo menos, sete tipos são conhecidos. Cada glândula produz seu próprio tipo de seda, com uma função específica. Nenhuma família de aranhas produz todos os tipos, e a glândula cilíndrica que exsuda a seda da fêmea para envolver as ootecas não existe nos machos. A seda sai das fiandeiras com um líquido e solidifica-se conforme é pressionada pela aranha. Quanto maior a pressão, mais forte é a seda. Conforme escoa e endurece, a seda é manipulada pela aranha para formar maravilhosas teias típicas de suas espécies.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🕷 As ARANHAS mais PERIGOSAS do Brasil:


Comentários