Descubra a serpente raio-de-sol

Essa linda cobra brilhante com tem escamas lisas que refletem os raios do sol.

 https://curiosidadeanimal.bioorbis.org/2019/06/descubra-serpente-raio-de-sol.html
A linda serpente raio-de-sol. Fonte da imagem: Wikipédia.


Nome popular: raio-de-sol
Tamanho: 1 m
Habitat: Áreas agrícolas, parques, florestas, sob escombros.
Distribuição: Sudeste da Ásia.
Alimentação: lagartos, outras cobras, rãs, roedores pequenos.
Reprodução: ovípara, seis ovos por ninhada.

A serpente raio-de-sol


O focinho tem forma de pá para que a cobra possa escavar sua toca. Os olhos são pequenos e redondos. A cabeça é achatada. O ventre é quase branco; o dorso, cinza-escuro. Seu nome científico é Xenopeltis unicolor, é uma espécie de serpente não-venenosa encontrada no sudeste da Ásia e em algumas regiões da Indonésia.



Esta é uma cobra primitiva, conhecida por suas escamas altamente iridescentes e sua capacidade de se reproduzir rapidamente, pois é ovípara e, como tal, pode depositar até 10 ovos de cada vez. Nenhuma subespécie é reconhecida atualmente.

Comportamento da serpente raio-de-sol


Essas cobras são constritores, matando suas presas por sufocamento em suas bobinas musculares. Eles são fossoriais e passam a maior parte do tempo abaixo do solo.




Eles podem morder prontamente se manuseados de forma grosseira, mas na maioria das vezes apenas tentam escapar se forem apanhados. Eles também são observados a vibrar suas caudas de uma forma cascavel quando se sentem ameaçados.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🐍 O que FAZER e o que NÃO FAZER se eu for picado por uma COBRA?:


Comentários