Espécies emaçadas de extinção: bisão europeu

O bisonte-europeu, bisão-europeu também chamado de wisent em inglês, é uma das duas espécies existentes de bisões, junto com o bisão americano.

 https://curiosidadeanimal.bioorbis.org/2019/06/especies-amecadas-extincao-bisao-europeu.html
O bisão europeu. Pixabay/Domínio Público.

Três subespécies existiram em um passados recente, porém apenas uma sobrevive nos dias hoje. A espécie é, teoricamente, descendente de um híbrido entre um auroque e um bisonte-da-estepeAlternativamente, o bisão do bosque do pleistoceno foi sugerido como o antepassado da espécie.




O RISCO DA EXTINÇÃO DOS BISÕES EUROPEUS


Em 1996, a União Internacional para a Conservação da Natureza classificou o bisão europeu como uma espécie Em Perigo de extinção, porém atualmente é considerada uma espécie Vulnerável. No passado, especialmente durante a Idade média, foi comummente caçado e morto por sua pele e chifres que eram usados como recipientes para armazenamento de bebidas.

O bisão europeu, que já esteve extinto na natureza, está-se multiplicando após ter sido reproduzido a partir de animais em cativeiro e solto em várias reservas florestais do leste europeu. O rebanho principal está na floresta de Bailowieza, na Polônia.

Nome científico: Bison bonasus
Tamanho: 3 m
Cor: Castanho a marrom-escuro e preto
Ocorrência: Região Paleártica. Leste europeu.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre O que é EXTINÇÃO e quais são suas causas?:


Comentários