Os estranhos insetos efemérida

Há várias espécies similares, mas estes insetos podem ser distinguidos por seu abdome creme ou acinzentado.

 https://curiosidadeanimal.bioorbis.org/2019/06/estranhos-insetos-efemeridas.html
Um inseto efemérida. Pixabay/Domínio Público.


Ele é principalmente noturno e apresenta três filamentos de cauda. Habita áreas perto de lagos e rios, onde há depósitos de lodo ou areia, e leva dois anos para tornar-se adulto.



Nome científico: Ephemera danica
Tamanho: 15mm
Habita: proximidade de águas.

Efeméridas, insetos aquáticos


Os efemerópteros são uma ordem de insetos aquáticos, popularmente conhecidos como efeméridas. Estão presentes no mundo todo, exceto na Antártida, e correspondem a uma diversidade de aproximadamente 3000 espécies, distribuídas em mais de 375 gêneros e 37 famílias.



Evolução dos Ephemeroptera


Sua origem remete ao período Carbonífero no Paleozoico, e, junto com as libélulas (Odonata) e outros insetos extintos (Palaeodictyoptera), as efeméridas compõem o grupo Paleoptera.



Reprodução dos Ephemeroptera


Os ovos das efeméridas eclodem em ninfas, formas aquáticas que respiram através de brânquias. As ninfas de Ephemeroptera são extremamente diversas, ocupando uma grande variedade de habitats aquáticos, e alimentam-se principalmente de algas e detritos.




Quando estão prontas para o próximo estágio, emergem na superfície da água, desenvolvem asas e voam uma curta distância até a vegetação. Logo depois, esse estágio, chamado de subimago, transforma-se em adulto (também conhecido como imago). Os adultos formam grandes enxames aéreos durante o acasalamento, e morrem, em geral, em menos de 24 horas, após a oviposição.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🐜 Insetos como indicadores ambientais:


Comentários