A aranha Aviculária

A Avicularia avicularia é uma espécie de Tarântula, que também é conhecida pelo nome de Tarântula-de-dedos-rosa ou Aranha-macaco.

 https://curiosidadeanimal.bioorbis.org/2019/07/aranha-avicularia-tarantula.html
A aranha Aviculária (Avicularia avicularia). Imagem de Danny de Bruyne por Pixabay


Nome científico: Avicularia avicularia
Tamanho médio da fêmea: 50 mm.
Tamanho médio do macho: 35 mm.
Habitat: árvores e tocos de árvores ocos em florestas úmidas.
Ocorrência: Guiana, Brasil, Venezuela, Trinidad.

Essa aranha tem esse nome pois é muito conhecida por causa de seus "dedos do pé" alaranjados e cor-de-rosa. Seu abdome e carapaça são cobertos por pelos compridos. Constrói seu ninho de seda nas folhas das bananeiras para pegar pássaros empoleirados, mas na maioria das vezes comem rãs arborícolas e também outros insetos.

As fêmeas podem chegar a viver até 30 anos, os machos vivem em média 5 anos.

Essa tarântula costuma viver em árvores, podendo também ser encontrada em casas e regiões rurais. Com temperatura entre 23°C e 29°C e umidade entre 75% e 85%, Também muito encontradas nas Matas Atlânticas de Norte a Sul.

Comportamento e veneno


É uma tarântula bastante dócil, pode ser usada para criação. Diferente da maioria das tarântulas, que tem o comportamento canibal, esta é mais tolerante, podendo até ser criado mais de uma em um único viveiro, desde que tenha espaço suficiente para elas.


Uma curiosidade é que quando manipulada ela fica dando pequenos saltos, o que pode assustar o criador constantemente. Mas não diferente das outras tarântulas, sua picada não representa perigo de morte, pois apresentam veneno fraco, mas pode ser bastante dolorosa pelo tamanho das quelíceras.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🕷 Outras ARANHAS que podem ser perigosas:


Comentários