A aranha-de-alçapão australiana

As aranhas-de-alçapão constroem suas tocas em longas galerias no solo, com a abertura fechada por uma tampa com dobradiça de seda e cercada por fios que atuam como "sensores". Elas capturam rapidamente presas que pisem ou pousem nesses fios.

 https://curiosidadeanimal.bioorbis.org/2019/07/aranha-de-alcapao-australiana.html

Nome cientifico: Aname sp.
Tamanho da fêmea: 30mm
Tamanho do macho: 24 mm
Habitat: solo adequado para cavar em áreas abertas.
Ocorrência: oeste da Austrália.

As aranhas deste gênero (Aname), juntamente com os gêneros relacionados e muito semelhantes Chenistonia e Namea , são chamadas de "aranhas-do-osso-da-sorte", pela forma de sua toca aberta de seda , que tem a forma da letra "Y", com um braço menor do que o outro. Apenas o braço mais longo atinge a superfície. Acredita-se que o braço mais curto permita que a aranha sobreviva à inundação prendendo uma bolha de ar.

A fêmea da espécie da aranha-de-alçapão australiana, tem uma carapaça pequena, marrom-avermelhada, com olhos sobre um tubérculo e abdome marrom-claro. O macho é semelhante, porém mais delgado. Na época do acasalamento o macho usa os ferrões das patas da frente para manter as maxilas da fêmea fora do caminho.
Enquanto a aranha-de-alçapão australiana prefere o campo seco e ocorre em grande parte da Austrália (embora principalmente no interior), a Chenistonia ocorre principalmente no sul e no oeste da Austrália, e o Namea só é conhecido ao longo da costa leste nas florestas tropicais.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🕷 Outras ARANHAS que podem ser perigosas:


Comentários