Espécies ameaçadas de extinção: tetraz-grande-das-serras

O tetraz-grande é uma ave galiforme do grupo dos tetrazes.

 https://curiosidadeanimal.bioorbis.org/2019/07/especies-ameacadas-extincao-tetraz-grande.html
O tetraz-grande-das-serras (Tetrao urogallus). Imagem de Andrea Bohl por Pixabay

Nome científico: Tetrao urogallus
Tamanho médio: 86 cm.
Cor: Inteiramente escuro e marrom, peito com reflexos verdes e manchas vermelhas ao redor dos olhos.
Ocorrência: Europa ocidental e Escandinávia.
Status de conservação pela IUCN: pouco preocupante

O som destas espécies já foi muito comum. No entanto, este grande pássaro de caça foi totalmente exterminado na Escócia até recentemente, quando foi reintroduzido com sucesso na Escandinávia.
O tetraz-grande-das-serras possui uma distribuição paleártica. Eles são uma espécie não-migratória, embora as galinhas com crias pareçam usar a mesma rota para viajar em busca de insetos de alta qualidade por vários anos consecutivos.

O limite norte do seu alcance alcança o norte até a Escandinávia e se estende continuamente para o leste até a Sibéria oriental. Mais ao sul, na Europa temperada, as populações de tetrazes ocidentais ocorrem em fragmentos.
Antes da segunda metade do século XX, as práticas florestais e os esforços para melhorar o habitat levaram à ampliação da faixa e à alta conectividade. Durante esse tempo, os habitats conectados provavelmente funcionavam como meta-populações. As populações de tetrazes ocidentais estão agora diminuindo na maior parte de sua faixa central européia devido à deterioração do habitat e à perturbação humana.

Os tetraz-grande-das-serras são considerados promíscuos e poligâmicos. As fêmeas mostram preferência por machos dominantes em termos de exibição, e esses machos são responsáveis pela maioria das cópulas entre as fêmeas.
Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🐦 As AVES do Museu de História Natural da UFMG - Parte #1:


Comentários