A bela jiboia-verde da Amazônia

A Corallus caninus, conhecida popularmente como araramboia, arauemboia, cobra-papagaio, jiboia-verde, é uma grande serpente amazônica de hábitos noturnos, considerada um dos animais mais exuberantes entre as boas.

 https://curiosidadeanimal.bioorbis.org/2019/07/jiboia-verde-amazonia.html
A incrível jiboia-verde (Corallus caninus). Imagem de Frank Winkler por Pixabay.



Nome científico: Corallus caninus
Tamanho médio: 1,60 m
Habitat: florestas tropicais com árvores grandes
Distribuição: Bacia amazônica na América do Sul.
Alimentação: mamíferos pequenos e aves.
Reprodução: vivípara, até 20 filhotes por ninhada.

Pertence à família dos boídeos, é não peçonhenta, com dentição áglifa. Sua medida pode ultrapassar mais de 1,50 metros de comprimento. A espécie possui ainda dorso verde com barras transversais branco-amareladas e região ventral amarela, mas podem ser encontrada na coloração verde ou também com pigmentações pretas.

E uma grande serpente constritora (mata por sufocamento) que passa um grande período de tempo enrolada em troncos de árvores, ela alimenta-se basicamente de roedores, pequenas aves e répteis.

Os filhote são vermelhos ou laranja, tornando-se verdes no primeiro ano de vida. Têm uma fileira de sinais brancos no dorso e fossetas loreais grandes e proeminentes.

"Araramboia" e "arauemboia" originaram-se do termo tupi ara'ra mbói, "cobra arara".

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🐍 O que FAZER e o que NÃO FAZER se eu for picado por uma COBRA?:


Comentários