A aranha-golias devoradora de pássaros

A aranha-golias, também conhecida como aranha-golias ou tarântula-golias, é uma espécie de tarântula da família Theraphosidae.

 https://curiosidadeanimal.bioorbis.org/2019/08/aranha-golias-theraphosa-blondi.html
A aranha-golias (Theraphosa blondi). Imagem de Michael Kleinsasser por Pixabay.


Nome científico: Theraphosa blondi
Tamanho da fêmea: 90 mm.
Tamanho do Macho: 85 mm.
Habitat: florestas tropicais em toas profundas.
Ocorrência: Venezuela, norte do Brasil, Guiana e Suriname.

É considerada o maior aracnídeo do mundo, em massa corporal. Apenas no quesito envergadura, considera-se normalmente a espécie Heteropoda maxima como mais comprida que a aranha-golias.

Conhecida também como aranha-golias ou tarântula-golias, é popular entre criadores de aranhas. Estes aracnídeos podem ter mais de 30 centímetros e é uma espécie que, por ter comportamento agressivo, só deve ser manipulada por pessoas especializadas.

Esta e a maior aranha do mundo. Ela é capaz de comer rãs, sapos, camundongos, qualquer animal da família dos lacertídeos, como lagartos, lagartixas e camaleões, e às vezes pequenas cobras também. Suas patas são cobertas de pelos urticantes. Emite sons claros, esfregando partes de seu corpo umas nas outras.

De acordo com informações do Natural History Museum, a referência ao nome “comedora de pássaro” é errônea, uma vez esta grande tarântula não costuma comer aves. Em vez disso, sua dieta consiste basicamente de insetos e outros invertebrados, incluindo minhocas. Contudo, estes aracnídeos também podem comer pequenos vertebrados, como lagartos e sapos.

No século XIX, a naturalista Maria Sibylla Merian produziu uma gravura feita com cobre, onde estavam ilustradas aranhas e formigas. Entre os aracnídeos, estava uma aranha semelhante à Theraphosa blondi, predando um beija-flor.

A ARANHA-GOLIAS PREDADORA


Estas aranhas possuem órgãos estriduladores, o que as permite fazer um barulho esfregando partes do corpo quando se sente ameaçada. Seu abdômen é extremamente urticante e sua picada é muito dolorosa devido ao tamanho de suas quelíceras, localizadas ao lago da boca (podem passar de dois centímetros de comprimento). Esses aranhas podem viver mais de dez anos.

As aranhas-golias possuem visão baixa e detectam suas presas sentindo as vibrações no solo. Como outras tarântulas, a Golias é mais ativa durante a noite, com tendências a caçar dentro de uma área limitada em torno de sua toca.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🕷 Outras ARANHAS que podem ser perigosas:


Comentários