Conheçam a bela jiboia-arco-íris

A jiboia-arco-íris, também conhecida como salamanta ou Jiboia-vermelha, é uma serpente da família dos boídeos, encontrada na Venezuela, Guianas e Brasil e Peru.

 https://curiosidadeanimal.bioorbis.org/2019/08/jiboia-arco-iris.html
A bela jiboia-arco-íris (Epicrates cenchria). Imagem de sipa por Pixabay


Nome cientifico: Epicrates cenchria
Tamanho médio: 2 m
Habitat: florestas e clareiras tropicais
Distribuição: América do Sul.
Alimentação: mamíferos pequenos e aves.
Reprodução: vivípara, até 30 filhotes por ninhada.
Possui cerca de 1,7 m de comprimento, dorso pardo-avermelhado com manchas negras e ventre amarelado. Elas se alimentam de pequenos roedores, lagartos e aves.
Possui uma dentição áglifa e portanto não são peçonhentas. São bastante utilizadas, devido à sua beleza, como animais de estimação.
É uma das mais belas e coloridas das nove subespécies de salamantas que existem. As escamas são lustrosas e iridescentes. Há uma fileira de círculos pretos no dorso e ocelos pretos de cada lado. Sua fosseta loreal são superficiais.
A jiboia-arco-íris tem cor predominante é um marrom com tons avermelhados, ao centro a cor é marrom claro e no ventre a cor normalmente é clara, tom de branco ou similar. Uma curiosidade na salamanta é que quando está em contato direto com os raios solares, sua cor transforma-se, exato, a cor varia entre uma cor metálica próxima do azul.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre Devagar e sempre: Como as COBRAS se locomovem? 🐍:

Comentários