Espécies ameaçadas de extinção: Grou Japonês

O Grou da Manchúria ou Grou Japonês é uma ave magnífica, mas corre risco de extinção.

 https://curiosidadeanimal.bioorbis.org/2019/09/especies-ameacadas-extincao-grou-japones.html
O grou-japonês (Grus japonensis). Imagem de zoosnow por Pixabay

Nome científico: Grus japonensis.
Tamanho: 1 m.
Cor: corpo e asas brancas com pescoço e ponta das asas pretas.
Ocorrência: Japão.
Estado de conservação pela IUCN: em perigo

Essas aves desapareceram de parte considerável de sua região de origem. Sua dança elegante inspirou muitos artistas japoneses.


Morfologia e ecologia dos Grous Japoneses


Os grous são aves gregárias, que comunicam entre si através de vocalizações ruidosas. São migratórias e voam sempre com o pescoço estendido. Na época de reprodução constroem um ninho feito de lama e vegetação em regiões pantanosas, onde colocam dois ovos. Os juvenis recebem a atenção de ambos os progenitores.


Já os grous-japoneses tem uma crista vermelha na fronte da cabeça bem características (veja na figura no início da postagem). Possuem um corpo e asas brancas com pescoço e ponta das asas pretas.


Taxonomia dos Grous


Pertencendo a família Gruidae, é uma família de aves gruiformes, que inclui os animais conhecidos popularmente como grous. O grupo tem catorze espécies e está distribuído pela América do Norte, Europa e Ásia, África e o norte da Austrália.


Os grous são aves de grande porte, geralmente com plumagem em tons de cinzento, branco e castanho. As penas secundárias das asas são muito longas e viradas para baixo, uma característica do grupo. Algumas espécies apresentam plumas ornamentais na região da cabeça. O bico é comprido e direito, o pescoço é longo bem como as patas. Os quatro dedos são curtos, estando o quarto elevado em relação aos outros.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🐦 As AVES do Museu de História Natural da UFMG - Parte #2:

Comentários