Conheça o Barqueiro: o inseto aquático dos lagos

Este inseto é um inseto aquático da família Corixidae, e são predadores formidáveis.

 https://curiosidadeanimal.bioorbis.org/2019/10/barqueiro-inseto-aquatico.html
Barqueiro (Sigara dorsalis). Fonte da imagem: Wikipedia.


Orem: Hemiptera
Nome científico: Sigara dorsalis
Tamanho médio: 8 mm

Habitat: Lagos cobertos de vegetação e águas de curso lento.

Estes insetos nadam para a frente. Caçam outros insetos aquáticos, insetos terrestres emboscados na superfície e pequenos peixes fluviais e girinos. Durante a corte, os machos atraem as fêmeas esfregando as patas anteriores contra a cabeça, para produzir som.



O barqueiro é uma espécie comum e generalizada que ocorre em uma variedade de habitats. O inseto é freqüentemente encontrado em canaviais na fronteira com lagos e lagoas, com preferência por um pH neutro a alcalino, pouca ou nenhuma poluição e pouca quantidade de matéria orgânica.




É uma das relativamente poucas espécies da família Corixidae que ocorre em águas correntes e é comumente encontrada em canais, valas e rios de fluxo lento. Eles voam prontamente, embora não por grandes distâncias, e é freqüentemente capturado em armadilhas leves.




Os barqueiros se alimentam de detritos, algas e pequenos invertebrados. Como a maioria dos corixídeos, os adultos passam o inverno e se reproduzem na primavera. No caso deste barqueiro (Sigara dorsalis), uma nova geração de adultos aparece em julho, o que dá origem a uma segunda geração que vence. Os machos produzem chamados de acasalamento, altos o suficiente para serem ouvidos acima da superfície da água, esfregando o fêmur da perna anterior sobre os palpos superiores (partes da boca). As fêmeas receptivas respondem às chamadas antes do acasalamento.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🐜 Insetos como indicadores ambientais:

 https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ

Comentários