O belo papagaio-escarlate

O papagaio-escarlate, lóris-vermelho ou lóris-borneo é uma espécie de papagaio na família Psittacidae. É endêmica da Indonésia. Seu habitat natural são os manguezais tropicais e planícies tropicais.


 https://curiosidadeanimal.bioorbis.org/2019/10/belo-papagaio-escarlate.html
Papagaio-escarlate (Eos bornea). Fonte da imagem: Wikipedia.


Características do papagaio-escarlate


Estes lindos papagaios, também conhecidos como lóris-vermelho tem cerca de 31 cm de comprimento. Eles pesam 30-300 gramas. É principalmente vermelho e a plumagem da parte superior do corpo é toda vermelha. Existem marcas vermelhas, azuis e pretas nas costas e nas asas, e a cauda é marrom-avermelhada com abrigos azuis na parte inferior da cauda. O bico é laranja e as pernas são cinza.




As íris são vermelhas, exceto em E. b. bernsteini , que tem íris marrons. Não há pele nua na base da mandíbula inferior. O homem e a mulher têm aparência externa idêntica. Os juvenis são mais sombrios e têm íris marrons e bico acastanhado.




Suas contas são estreitas e menos poderosas do que outros tipos de papagaios e suas moelas são geralmente de paredes finas e fracas. Uma característica definidora de um papagaio-escarlate são suas línguas de escova com papilas nas pontas para ajudá-los a se alimentar de pólen e néctar.

Habitat e Distribuição geográfica


Esses papagaios vivem na Indonésia, Nova Guiné, Austrália e Pacífico. O papagaio-escarlate, em particular, é endêmico das Molucas e das ilhas vizinhas da Indonésia. Seus habitats naturais são : florestas tropicais úmidas de baixa altitude e florestas tropicais de mangue.




Também foi introduzido nas Maldivas e liberado pelos proprietários do hotel para enriquecer a avifauna terrestre local pobre (que inclui apenas poucas aves terrestres indianas comuns, como o myna comum, o koel asiático e o corvo da casa) e começou a se estabelecer lá.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🦅 As AVES do Museu de História Natural da UFMG - Parte #4:

 https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ

Comentários