O escorpião da água

Este inseto não faz jus a seu nome, pois é completamente inofensivo e só sua aparência mesmo que é parecida com um escorpião.

 https://curiosidadeanimal.bioorbis.org/2019/10/escorpiao-da-agua.html
O escorpião d'água (Nepa cinerea). Imagem de Ylvers por Pixabay

Ordem: Hemiptera
Nome científico: Nepa cinerea
Tamanho médio: 25 mm.
Habitat: águas rasas, paradas ou de curso lento.

Não possuindo veneno, rasteja na lama e no mato, na água rasa, para pegar girinos e pequenos peixes, com suas fortes patas anteriores. Raramente voa, embora tenha asas completas. Não nada muito bem, por isso fica imóvel, enquanto espera a presa.


Pode ser encontrado na maior parte da Europa, incluindo as Ilhas Britânicas, bem como no norte da África e no sul e norte da Ásia.

Características morfológicas do escorpião d'água


A respiração no adulto é efetuada por meio do processo caudal , que consiste em um par de semitubos capazes de serem bloqueados para formar um sifão, por meio do qual o ar é conduzido para as traqueias no ápice do abdome quando a ponta do tubo é empurrado acima da superfície da água.


Nas formas imaturas, o sifão não é desenvolvido e a respiração ocorre através de seis pares de espirais abdominais. Os ovos, depositados nos caules das plantas, recebem sete processos filamentosos que flutuam livremente na água.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🐜 Insetos como indicadores ambientais:

Comentários