O escorpião da água

Este inseto não faz jus a seu nome, pois é completamente inofensivo e só sua aparência mesmo que é parecida com um escorpião.

 https://curiosidadeanimal.bioorbis.org/2019/10/escorpiao-da-agua.html
O escorpião d'água (Nepa cinerea). Imagem de Ylvers por Pixabay

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
 https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Ordem: Hemiptera
Nome científico: Nepa cinerea
Tamanho médio: 25 mm.
Habitat: águas rasas, paradas ou de curso lento.

Não possuindo veneno, rasteja na lama e no mato, na água rasa, para pegar girinos e pequenos peixes, com suas fortes patas anteriores. Raramente voa, embora tenha asas completas. Não nada muito bem, por isso fica imóvel, enquanto espera a presa.


Pode ser encontrado na maior parte da Europa, incluindo as Ilhas Britânicas, bem como no norte da África e no sul e norte da Ásia.

Características morfológicas do escorpião d'água


A respiração no adulto é efetuada por meio do processo caudal , que consiste em um par de semitubos capazes de serem bloqueados para formar um sifão, por meio do qual o ar é conduzido para as traqueias no ápice do abdome quando a ponta do tubo é empurrado acima da superfície da água.


Nas formas imaturas, o sifão não é desenvolvido e a respiração ocorre através de seis pares de espirais abdominais. Os ovos, depositados nos caules das plantas, recebem sete processos filamentosos que flutuam livremente na água.

Comentários