As aranhas lançadoras de teia

Sei o que você pensou sobre o título da postagem e a resposta é não. Não é o homem-aranha ou uma aranha que sai por ai com roupa de super-herói. Mas sim, essas duas especies que vamos apresentar lançam suas teias para capturar suas presas.

Aranhas das famílias Scytodidae e Deinopidae


Scytodidae são uma família de aranhas araneomórficas . Eles têm cinco gêneros e mais de 150 espécies em todo o mundo. Eles capturam suas presas liberando um fluido que imobiliza o contato. Eles podem ser observados se movendo de um lado para o outro, para cobrir seus alimentos, formando um padrão cruzado na forma de "Z"; um dos dois poros do chelycer emite metade do padrão.


Já a família Deinopidae , também conhecida como aranha-rede , é uma família de aranhas cribeladas descritas pela primeira vez por Carl Ludwig Koch em 1850. Consiste em aranhas alongadas em forma de bastão que capturam presas esticando uma teia nas pernas dianteiras antes impulsionando-se para a frente. Essas teias incomuns esticarão duas ou três vezes seu tamanho relaxado, enredando qualquer presa que as toque. Os olhos medianos posteriores têm excelente visão noturna, permitindo que eles joguem redes com precisão em condições de pouca luz.




Esses olhos são maiores que os outros e, às vezes, fazem essas aranhas parecerem ter apenas dois olhos. Aranhas com cara-de-ogro (Deinopis) são o gênero mais conhecido nesta família. O nome refere-se à semelhança física percebida com a criatura mitológica de mesmo nome. Este gênero também inclui as aranhas corcundas (Menneus).

Agora vamos ver duas espécies dessas duas famílias:

Aranha-cuspidora-andina (Scytodes globula)


Aranha-cuspidora-andina (Scytodes globula). Image by Ernesto Rodriguez from Pixabay

Família: Scytodidae
Tamanho da fêmea: 9 mm
Tamanho do macho: 7 mm
Habitat: tocas, cascas e sob pedras
Ocorrência: Argentina e Chile.
As glândulas de veneno destas aranhas estão alojadas na carapaça em forma de domo e produzem uma resina peçonhenta. Tem patas compridas e sua cor principal é o beje, e também com rajados pretos, dai um outro nome comum de aranha-tigre.

Aranha-lançadora-de-rede (Deinopis longipes)


Aranha-lançadora-de-rede (Deinopis longipes). Fonte da imagem: Wikipédia/Judy Gallagher - https://www.flickr.com/photos/52450054@N04/16202106151/

Família: Deinopidae
Tamanho da fêmea: 15 mm
Tamanho do macho: 10 mm
Habitat: florestas tropicais, muros e jardins
Ocorrência: América Central.
Estas aranhas parecem um pequeno galho durante o dia. Á noite, penduram-se de cabeça para baixo e segura uma teia em suas patas dianteiras é muito rápida para arma sua teia, do tamanho de um selo postal, onde vai pegar insetos rastejadores ou voadores de passagem.

 https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ

Comentários