A Ordem dos insetos Homoptera: cigarras, pulgões e cochonilhas

Vamos conhecer um pouco sobre a ordem dos insetos Homoptera, as cigarras, pulgões e cochonilhas.

A ordem dos insetos Homoptera, que significa "asas uniformes", é uma subordem de insectos da ordem Hemiptera (nos sistemas de classificação mais antigos era uma ordem autônoma) que inclui as espécies de hemípteros que não são heterópteros (de que será grupo irmão), entre as quais as cigarras, os pulgões e as cochonilhas.



Alguns sistemas de classificação consideram o grupo parafilético e por isso deprecado por obsoleto, sendo o grupo subdividido nas subordens Sternorrhyncha, Auchenorrhyncha e Coleorrhyncha. 

Contudo, os resultados que levaram à deprecação do grupo Homoptera, baseado no estudo do DNA nuclear, foram contrariados por recentes trabalhos de filogenia molecular baseados na análise do DNA mitocondrial, os quais sugerem que afinal os Homoptera serão um grupo monofilético, sendo nesse caso o grupo irmão dos Heteroptera. A causa da disparidade de análise poderá ser o resultado do efeito filogenético conhecido por atração de ramo longo, devido à rápida evolução de algumas regiões do DNA nuclear.

Agora vamos descobrir alguns representantes desta ordem:

Cigarrinha espumosa (Philaenus spumarius)


Cigarrinha espumosa (Philaenus spumarius). Imagem de Emphyrio por Pixabay

Essas pequenas cigarrinhas tem aparência semelhante a de uma rã. Conhecida como cigarrinha espumosa, por causa da massa de espuma branca que as ninfas produzem para se ocultar enquanto se desenvolvem. Os adultos são acinzentados ou acastanhados, com um padrão variável e a cabeça, muitas vezes, é de cor mais clara.



Nome científico: Philaenus spumarius
Tamanho médio: 6 mm
Habitat: ampla variedade de arbustos e plantas herbáceas

Cigarrinha espumosa vermelha e preta (Cercopis vulnerata)


Cigarrinha espumosa vermelha e preta (Cercopis vulnerata). Imagem de Else Siegel por Pixabay

Este inseto é parente próximo da cigarrinha espumosa, mas em cores brilhantes. Ele também se alimenta de plantas herbáceas e de uma grande variedade de árvores e arbustos. Salta longe, quando perturbado. As ninfas vivem em raízes, protegidas por uma massa branca de espuma solidificada, que é produzida pela boca, quando comem.



Nome científico: Cercopis vulnerata
Tamanho: 12 mm
Habitat: áreas com arbustos e bordas de matas

Cigarra comum (Cicada orni)


Cigarra comum (Cicada orni). Imagem de Pedro Figueras por Pixabay

Este é famoso, todos os conhecem, é um inseto grande, conhecido pelo seu famoso "grito" penetrante dos machos, audível a longas distâncias. Ele tem asas membranosas proeminentes, sendo o par anterior o dobro do posterior. As fêmeas põem seus ovos em fendas de árvores e arbustos. As ninfas podem emergir como enxames em alguns anos.



Nome científico: Cicada orni
Tamanho: até 40 mm
Habitat: qualquer lugar onde haja árvores.

Pulgão (Aphidoidea)


Pulgão (Aphidoidea). Imagem de Mabel Amber, still incognito... por Pixabay

Os afídios, pulgões ou piolhos-das-plantas são insetos diminutos que se alimentam da seiva de plantas, da superfamília dos afidoídeos, ou Aphidoidea (algumas fontes registam Apidoidea) na divisão Homoptera da ordem dos Hemiptera.



Família: Aphidoidea
Habitat: onde tenha plantas

Cochonilha (Coccidae)


Cochonilha (Coccidae). Imagem de Marc Pascual por Pixabay

Cochonilha refere-se tanto ao corante cor carmim utilizado em tintas, cosméticos e como aditivo alimentar, quanto ao pequeno inseto (Dactylopius coccus) de onde ele é extraído, ou ainda a certos grupos de insetos, como a superfamília Coccoidea ou a família Coccidae.


Família: Coccidae
Habitat: onde tenha plantas

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🦗 SONS da NATUREZA - O CANTO das CIGARRAS:

Comentários