Essa aranha é um pouco diferente das que vocês já viram, ela tem umas "maxilas" bem grandes.
Aranha-tecedeira-de-maxila-longa
É uma espécie de da família Tetragnathidae que possui distribuição paleárctica. Ele caça principalmente moscas e mosquitos.
Leia também:
Taxonomia
Ela foi descrita pelo naturalista francês Eugène Simon em 1874 em sua obra Les arachnides de France. O zoólogo polonês Władysław Kulczyński nomeou T. solandri em 1903, posteriormente classificado como a mesma espécie. O nome genérico, Tetragnatha , é composto de Tetra, que significa "quatro" e gnatha, que significa "maxilares" em grego ; referindo-se às suas quelíceras e presas incomumente longas dessas aranhas e ao nome específico montana significa "das montanhas".
Comportamento
Os adultos de T. montana aparecem ao ar livre de maio a setembro, embora sejam os primeiros a aparecer em fevereiro. Suas principais presas são moscas e mosquitos. Elas são presas na teia de aranha da aranha, que é uma teia vertical formada por fios irradiando de um ponto central, cruzados por elos radiais que espiralam a partir da margem, entre galhos e caules em árvores, arbustos e vegetação baixa.
Leia também:
Reprodução
O acasalamento não é iniciado através do namoro pelos machos, o macho evita ser mordido pela fêmea, trancando suas quelíceras nas suas, usando um dente reto e escapando após o acasalamento.
Predadores e parasitas
Os principais predadores de T. montana são pássaros e insetívoros como musaranhos e ouriços. A vespa Acrodactyla quadrisculpta foi registrada como um parasita dessas aranhas.
Comentários
Postar um comentário