Bico-de-lacre: pequenos pássaros e suas curiosidades

Os bico-de-lacre, são aves que pertencem a família Estrildidae, que possui uma gama de cores e beleza.


A família Estrildidae


Estrildidae é uma família de pássaros canoros endêmicos dos trópicos do Velho Mundo e subtrópicos do Novo Mundo, embora também presentes por introdução artificial em outras regiões. Estrildídeos compõe um caldo bem homogêneo de pequenos pássaros granívoros, usualmente com plumagem de matiz de cores brilhantes.


O habitat desses pequenos pássaros engloba savanas gramíneas e arbustivas, bosques e, para certas espécies, florestas úmidas, semi-desertos ou pântanos. Alguns habitam aos arredores de vilas e áreas cultivadas, inclusive nidificando dentro ou próximos aos edifícios. Os representantes cujo comportamento é mais agressivo territorialmente pertencem os gêneros africanos Ortygospiza e Paludipasser.


Alimentam-se usualmente de sementes de gramíneas, entretanto alguns pertencentes aos gêneros Parmoptila e Nigrita são especializados em insetos e alguns outros ingerem pequenos artrópodes durante a estação reprodutiva. Devido ao hábito sedentário, dependem da existência de fontes de água superficial para a sobrevivência, pois bebem regularmente; deste modo, ao forragearem por alimento e água, realizam movimentos locais, cobrindo uma área de modo nômade. Esse fator restritivo é a causa de não serem capazes de se dispersarem à semelhança de outros pássaros verdadeiramente migratórios, entretanto detêm ainda uma capacidade limitada de dispersão.


Leia também:


Espécies de bico-de-lacre


Manon (Lonchura striata domestica)


Imagem de Bishnu Sarangi por Pixabay


O manon é um pequeno pássaro doméstico popular da ordem Passeriforme, membro da família Estrildidae. Este pássaro é originário da China. Possui aproximadamente 11 centímetros de comprimento. Sua coloração varia do preto ao branco, passando pelo marrom e canela.


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1


Bico-de-lacre-de-orelha-vermelha (Estrilda troglodytes)


Imagem de DavisonSoares por Pixabay

O bico-de-lacre-de-orelha-vermelha é uma espécie comum de tentilhão. Encontrado na África Austral. Tem uma extensão global estimada de ocorrência de 2.000.000 km².


Leia também:


Bico-de-lacre-de-peito-dourado (Amandava subflava)


Fonte da imagem: Wikipedia/Johan Spaedtke aka Spade - Own work


Bico-de-lacre-de-peito-dourado, é um pequeno pássaro parecido com um pardal com íris avermelhada, peito laranja, bico vermelho e plumagem verde-azeitona escura. O macho tem uma garupa vermelha, barras escuras no flanco esbranquiçado e uma faixa de sobrancelha escarlate.


Leia também:


Bico-de-lacre-de-orelha-vermelha (Neochmia temporalis)


Fonte da imagem: Wikipedia/James Niland


O bico-de-lacre-de-orelha-vermelha habita a costa leste da Austrália. Esta espécie também foi introduzida na Polinésia Francesa. É comumente encontrado em florestas temperadas e habitats de savana seca.


Bico-de-lacre-de-bochecha-laranja (Estrilda melpoda)


Fonte da imagem: Wikipedia/André Simons - Obra do próprio


Bico-de-lacre-de-bochecha-laranja é uma espécie de pássaros comum da família Estrildidae. É uma espécie com origem no centro e oeste de África. A sua distribuição geográfica é estimada em 3.600.000 km².


Bico-de-lacre-de-orelha-violeta (Uraeginthus granatina)


Fonte da imagem: Wikipedia/Derek Keats from Johannesburg, South Africa — Violet-eared waxbill, Uraeginthus granatinus, at Pilanesberg National Park, Northwest Province, South Africa (male)


O bico-de-lacre-de-orelha-violeta ou granadeiro comum é uma espécie comum de tentilhão estrildídeo encontrado em terras mais secas da África Austral. Tem uma extensão global estimada de ocorrência de 2.300.000 km².


Bico-de-lacre-prata (Lonchura cantans)


Fonte da imagem: Wikipedia/Edward Cwik


O bico de prata africano é um pequeno pássaro passeriforme anteriormente considerado coespecífico com a espécie asiática. Este tentilhão estrildídeo é uma ave de criação residente comum em habitat de savana seca, ao sul do deserto do Saara.

Comentários