As aranhas do gênero Argiope: as aranhas-prata

Algumas dessas aranhas deste gênero são conhecidas como aranhas-prata, outras tem nomes diferentes.


Características do gênero Argiope


Argiope é um gênero de aranhas da família Araneidae que inclui aranhas grandes que apresentam um elevado dimorfismo sexual, sendo as fêmeas (aproximadamente 2,5 cm) cerca de 3 vezes maiores que os machos (aproximadamente 8 mm). As espécies deste género têm o abdómen conspicuamente colorido e estão distribuídas por todo o mundo; em países com climas temperados têm uma ou mais espécies com aparência similar.


Leia também:


Espécies do gênero Argiope


Agora vamos a algumas espécies deste gênero, algumas mais incríveis:


Aranha-prata - Argiope argentata


Imagem de Rigoberto Díaz por Pixabay


A fêmea tem uma carapaça prateada, daí vem seu nome comum. A parte posterior do abdome possui cinco lóbulos e é cor de prata e laranja ou até amarela. Sua teia é construída perto do solo, onde a aranha captura principalmente insetos saltadores, como pequenos grilos. O macho é menor e marrom-claro com duas faixas escuras longitudinais no abdome.


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅


https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ


Aranha-vespa - Argiope bruennichi


Imagem de Ulrike Leone por Pixabay


Esta aranha também é conhecida como argíope-vespa, por causa do abdome da fêmea que é listrado de branco e amarelo, cores que se parecem de uma vespa ou abelha. A carapaça é prateada e as patas têm listras escuras e claras. A teia é tecida a baixa altura para capturar insetos saltadores, Como os gafanhotos. O macho tenta acasalar-se com a fêmea assim que a crosta velha dela se desprende. Às vezes, isso pode ser fatal para o macho.


Leia também:


Aranha-argíope-lobada - Argiope lobata


Imagem de Marc Pascual por Pixabay


Esta é uma aranha comum na região mediterrânea. O abdome da fêmea é prateado ou bege e tem seis a nove lóbulos. As teias, verticais, são tecidas no verão para capturar grandes insetos voadores. O macho é menor e de corpo mais delgado.


Leia também:


Aranha-multicolorida - Argiope versicolor


Fonte da imagem: Wikipedia/Ben Sale from UK


Esta é uma aranha muito colorida, com listras amarelas, marrons e brancas, abdome pentagonal e carapaça prateada. A fêmea parece ter só quatro patas quando pousada na teia vertical, mas ela estica suas pernas ao lado das quatro faixas em ziguezague que formam uma cruz.


Leia também:


Comentários