A aranha-tecedeira-verde: uma aranha parecida com folhas

Esta aranha-tecedeira-verde é é uma aranha da família Araneidae, chamada cientificamente de Araniella cucurbitina


Fonte da imagem: Wikipedia/Hectonichus



Comum em muitas áreas, esta aranha não é vista com frequência, porque, com sua cor verde, confunde-se com as folhas. A carapaça e marrom, enquanto o abdome é verde brilhante com alguns pontos amarelos e vermelhos na parte inferior. Pequena, a teia geralmente tem forma tortuosa e costuma ficar escondida entre as folhas.

Leia também:


Taxonomia


A aranha-tecedeira-verde foi descrita pela primeira vez pelo entomologista e aracnologista sueco Carl Alexander Clerck (1709-1765) em 1757 como Araneus cucurbitinus e foi revisada em 1942 por Chamberlin & Ivie com o nome de Araniella cucurbitina.

Leia também:

Distribuição


A aranha-tecedeira-verde ocorre no Paleártico. É comum no noroeste e centro da Europa, na Turquia e na Ásia Central para a China e Coréia. Ele também pode ser encontrado em partes da América do Norte, onde provavelmente foi introduzido.

Vista do abdomem da aranha-tecedeira-verde. Fonte da imagem: Wikipedia/Peacelovedeathmetal2 - Own work



Habitat


As aranhas-tecedeira-verde são encontradas principalmente em clareiras de floresta, em matas, arbustos, matagais e sebes e em vegetação rasteira.

Os machos das aranhas-tecedeira-verde podem ser encontrados principalmente de maio a julho, mas as fêmeas duram até setembro. Essas aranhas não usam esconderijo, pois são camufladas por sua cor verde. Eles tecem sua teia orbital entre folhas e flores. Essas teias têm formato irregular e apenas cerca de 100 mm. As aranhas-tecedeira-verde geralmente fica no meio da teia enquanto espera pela presa. Os sacos de ovos são comumente fixados na parte inferior das folhas.

Leia também:

Morfologia

As fêmeas da aranha-tecedeira-verde são maiores do que os machos. Além disso, o macho é geralmente muito mais magro, com membros mais desenvolvidos. Na verdade, as fêmeas crescem até 4,5–9,5 milímetros, enquanto os machos apenas até 3,5–4,5 milímetros. As aranhas adultas na primavera apresentam uma cor verde básica.

Comentários