Pombos: as aves que conquistaram o ser humano

Muitas espécies de pombos são selvagens, mas muitas outras adaptaram muito bem ao centros urbanos.


A família dos pombos, Columbidae


Columbidae é uma família de aves columbiformes que inclui os pombos, pombas, picaús, rolas e rolinhas. Columbidae originou-se do termo latino para pomba, columbus. "Pomba" origina-se do termo latino palumba. "Rola" tem provável origem onomatopaica.


Há cerca de 300 espécies desta famílias distribuídas em todos os continentes. Os columbídeos são aves de pequeno e médio porte, com pescoço, bico e patas curtas, que se alimentam de sementes e frutos. O casal que se reúne na época de reprodução constrói ninhos não muito sofisticados, onde chocam dois a três ovos brancos. Os columbídeos são em geral espécies cinegéticas, caçadas pela sua carne. Vivem em média até os 15 anos.


Um critério útil na distinção das várias espécies é o padrão de cores da cauda. São aves muito territoriais na época de acasalamento e alimentam-se de sementes de gramíneas e outras plantas herbáceas ao nível do solo. O seu estômago, em geral, contém bastante areia, que auxilia a triturar os alimentos.


Podem atingir, em voo, velocidades de até 80 km/h, podendo voar em distâncias até 315 km sem se cansarem. Possuem o melhor sentido de orientação de todas as aves e também de todo o reino animal, podendo localizar os seus ninhos e/ou pombais a mais de 1 000 km de distância. Conseguem também detectar sons a distâncias que nenhum outro animal consegue.


Tal como todas as aves, os pombos nascem de ovos, que são nidificados pelo macho e pela fêmea. Como sinal de acasalamento, os pombos bicam-se mutuamente. A partir daí, são um casal. A parada nupcial consiste em o macho dançar para agradar à fêmea. Quando a fêmea põe os ovos, estes são chocados por ambos para dar origem a novas crias. Estas nascem completamente cegas, mas, rapidamente, evoluem. Ficam com os progenitores até aos 32 dias, altura em que começam a voar e deixam o ninho. Quando isto acontece, o casal volta a chocar mais ovos para dar origem a uma nova ninhada.


Leia também:


ESPÉCIES DE POMBOS


Agora vamos apresentar algumas espécies desses incríveis animais:


Pomba-de-colar (Streptopelia risoria)


Fonte da imagem: Wikipedia/Lanches de macarrão ( jjharrison89@facebook.com )


A pomba-de-colar, embora receba normalmente seu próprio nome sistemático, como Streptopelia risoria, existem muitas dúvidas quanto à sua classificação apropriada. Algumas fontes afirmam com segurança que é uma forma domesticada da pomba-coleira eurasiana (S. decaocto), mas a maioria das evidências aponta para uma forma domesticada da pomba-coleira africana (S. roseogrisea).


https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1


Pomba-diamante (Geopelia cuneata)


Fonte da imagem: Wikipedia/spacebirdy


A pomba-diamante é um pássaro residente na Austrália. Ela existe predominantemente em áreas próximas à água, mas de natureza levemente árida ou semi-árida, sendo as regiões Central, Oeste e Norte da Austrália. Eles são um dos menores pombos da Austrália, juntamente com a pomba pacífica.


Leia também:


Pombo-arco-íris (Treron vernans)


Fonte da imagem: Wikipedia/Flickr user NatureAtYourBackyard . Photo uploaded to commons by user ltshears - Flickr here


A pomba-arco-íris pode ser encontrada nos seguintes países: Camboja, Indonésia, Malásia, Myanmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietname. Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude, florestas de mangal tropicais ou subtropicais e regiões subtropicais ou tropicais húmidas de alta altitude.


Pombo-de-nicobar (Caloenas nicorabica)


Fonte da imagem: Wikipedia/Jappalang - Obra do próprio


O pombo-de-nicobar (Caloenas nicobarica) é uma espécie de pombo do gênero Caloenas do qual é o único representante, possuindo apenas duas subespécies: Caloenas nicobarica nicobarica (Linnaeus, 1758) Caloenas nicobarica pelewensis (Finsch, 1875) Pesquisas recentes de DNA indicaram que o pombo-de-nicobar é a espécie viva mais próxima do extinto Dodo e do Solitário-de-rodrigues.


Leia também:


Goura victoria


Foto de Jimmy Chan no Pexels


Goura victoria é uma espécie de pombo de grande porte, cinza-azulado, com elegantes penachos azuis parecidos com laços, peito marrom e íris vermelha. É parte de um gênero de três pombos muito grandes, nativos da região da Nova Guiné.


Pomba-asa-de-bronze (Phaps chalcoptera)


Fonte da imagem: Wikipedia/JJ Harrison (https://www.jjharrison.com.au/) - Own work


A pomba-asa-de-bronze é uma espécie de pombo de tamanho médio e de construção pesada. Nativo da Austrália e um dos pombos mais comuns do país, o bronzeamento comum é capaz de viver em quase qualquer habitat, com a possível exceção de áreas muito áridas e densas florestas tropicais.


Leia também:


Pombo-verde-africano (Treron calvus)


Fonte da imagem: Wikipedia/Johann du Preez from Gauteng, South Africa - African Green-Pigeon (Treron calvus)


Pombo-verde-africano é uma espécie de ave pertencente à família dos columbídeos, encontrado na África. Seu nome popular em língua inglesa é African green pigeon.


Pomba-cornuda (Geophaps plumifera)


Fonte da imagem: Wikipedia/Andreas Trepte - Own work


A pomba-cornuda, também conhecido como pombo emplumado ou pombo gannaway, é uma das quatro espécies endêmicas de pássaros australianos do gênero Geophaps. Ocorre dentro de um grupo mais amplo conhecido como pombos bronzewing.

Comentários