A cobra comedora de ovos

Sim, essa cobra literalmente engole ovos inteiros que estiver na sua frente.


Fonte da imagem: Wikipedia/de: Benutzer: Mond76


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ


Conhecida também como cobra comedora de ovos comum, cobra comedora de ovos ou comedor de ovos rômbico, da espécie Dasypeltis scabra de cobra não venenosa endêmica da África. é encontrado na África Subsaariana . Também pode ser encontrado na Arábia Saudita e em outros países do Oriente Médio.


Leia também:


Características da cobra comedora de ovos


A cobra comedora de ovos pode atingir um comprimento total (incluindo a cauda) de  100–120 cm e tem mandíbulas quase desdentadas. Dorsalmente, apresenta uma série de manchas marrom-escuras romboidais sobre fundo mais claro. Há uma série alternada de manchas marrons em cada lado e uma marca distinta em forma de V na parte de trás do pescoço. Ventralmente é amarelado, uniforme ou com pintas escuras.


Leia também:


Mimetismo da cobra comedora de ovos


Segundo pesquisadores que a cobra comedora de ovos, sendo não venenosa, consegue imitar outra cobra que é venenosa, a Echis carinatus, uma víbora com escama de serra, com a qual se assemelha fortemente. A cobra comedora de ovos também se assemelha muito a Causus rhombeatus, a víbora noturna rômbica. Essas duas espécies podem ser distinguidas pela forma da pupila do olho. As cobras do gênero Dasypeltis têm pupilas verticais, enquanto as cobras do gênero Causus têm pupilas redondas. No entanto, é possível que em áreas mais escuras os olhos verticais se tornem redondos, portanto, este não é necessariamente um meio preciso de distinguir as espécies.


Leia também:


Habitat da cobra comedora de ovos


Essas cobras podem ser encontradas em uma variedade de habitats. Eles não são encontrados em florestas de dossel fechado nem em verdadeiros desertos , mas habitam a maioria dos ecossistemas entre esses extremos.


Comportamento, dieta e defesa da cobra comedora de ovos


O comedor de ovos rômbico é noturno . Embora seja principalmente terrestre , é um bom escalador e é conhecido por escalar afloramentos rochosos e subir em árvores para atacar ninhos de pássaros.


Ela claro se alimenta exclusivamente de ovos. O forro da boca possui pequenas cristas paralelas, muito semelhantes às impressões digitais humanas, que auxiliam na apreensão da casca do ovo. Uma vez ingerido, o ovo é perfurado por hipófise vertebrais especializadas que se estendem até o esôfago. A casca é então regurgitada inteira e seu conteúdo é passado para o estômago.


Quando perturbada, a cobra comedora de ovos infla-se, "sibila" esfregando rapidamente as escamas ásperas em forma de quilha na lateral do corpo e golpeia com a boca aberta.


Leia também:


Reprodução


Essas cobras são ovípara. No verão, uma fêmea sexualmente madura pode colocar uma ou duas ninhadas de 6-25 ovos cada. Os ovos medem 36.

Comentários

Postar um comentário