Os fósseis de Equinodermos: Equinóides

Aqui nessa postagem vou te mostrar os fósseis dos Equinóides, os ouriços-do-mar, bolachas e similares.


A Classe Echinoidea


Echinoidea Leske, 1778 (do grego: ἐχῖνος echinos = ouriço) é uma classe de organismos pertencentes ao filo Echinodermata que agrupa invertebrados marinhos dioicos de corpo globoso ou disciforme, geralmente espinhosos, com 3-10 cm de diâmetro, revestidos por um tegumento coriáceo. A coloração mais comum é o negro, mas são frequentes tons relativamente discretos de verde, castanho, púrpura, azul e vermelho. São animais que se movem lentamente, recorrendo a pés ambulacrários retractéis, alimentando-se maioritariamente de detritos, de algas e de uma grande variedade de pequenos invertebrados (entre os quais amêijoas, poliquetas, esponjas e crinóides).


Eles tem distribuição cosmopolita nos mares, entre a zona entremarés e, pelo menos, os 5 000 m de profundidade. Está dividido em 12 ordens que incluem cerca de 950 espécies extantes, mas estima-se em mais de 13 000 as espécies extintas catalogadas no registo fóssil. Servem de alimento a um grande número de predadores e as suas ovas são consideradas um pitéu (iguaria) na gastronomia de algumas regiões marítimas.


Leia também:


Fósseis dos Equinóides


Agora vamos a alguns dos ancestrais dos ouriços-do-mar, bolachas e similares:


Hemicidaris sp.


Fonte da imagem: Wikipedia/Eduard Solà - Own work


Esse fóssil comum do ouriço-do-mar em geral só é preservada a sua concha. Ela é nodulada com tubérculos e parece uma mina flutuante; os nódulos aumentam conforme se aproximam da parte inferior. A concha é uma esfera achatada. As ranhuras radiais são ornamentadas com fileiras de minúsculos tubérculos.


Pygurus sp.


Fonte da imagem: Wikipedia/Hectonichus - Own work


As ranhuras radiais em forma de estrela fazem-no logo reconhecido como "bolacha", nome comum para os ouriços-do-mar de conchas achatadas e espinhos curtos. As beiradas das ranhuras radiais são cobertas de poros pelos quais saíam os pés em forma de tubo. Em vida, devia permanecer ligeiramente enterrado na areia.


Micraster sp.


Fonte da imagem: Wikipedia/Autor porshunta


Os equinóides podem ser regulares e irregulares. O Micraster, é irregular; a concha tem forma de coração com placas radiais curtas. Uma ranhura vai do centro da concha à abertura oral da lateral com uma borda baixa correndo nesta direção.


Plegiocidaris sp.


Fonte da imagem: Wikipedia/Author Ghedoghedo


Cada gênero de equinoide tem uma forma espiral característica que ajuda na sua identificação. São em geral encontrados com outros habitantes de antigos recifes carboníferos e servem como fósseis indicadores de meio ambiente, sobretudo os de águas tépidas e rasas.


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ

Comentários