A aranha tecedeira-tronco

Essas aranhas tem esse nome de tecedeira-tronco pois tecem suas teias no tronco de uma árvore ou na parede de um edifício e ficam camufladas pela sua coloração manchada.


Fonte da imagem: Wikipedia/Aranyaparva - Own work


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ


A aranha tecedeira-tronco (Herennia multipuncta), é uma espécie de aranha da família Araneidae nativa da Ásia. Apresenta dimorfismo sexual, sendo a fêmea muito maior que o macho.


Leia também:


Características da tecedeira-tronco


As fêmeas dessa espécie tem um cefalotórax peludo que é estreito na frente e mais longo do que largo. É marrom-avermelhado com uma mancha amarelada em forma de U perto da frente e marcas mais escuras mais atrás. As peças bucais são marrom-amareladas e as pernas longas, delgadas, peludas e espinhosas são principalmente marrons. O abdome tem uma superfície dorsal achatada e cinza pálida com cinco pares de sigillas (pontos em forma de punção onde os músculos estão presos internamente), numerosas manchas cinzas e algumas listras escuras perto das costas. Já os machos são marrom-avermelhado com pernas escuras. Seu comprimento do corpo de 5 a 7 mm é cerca de metade do comprimento da fêmea de 10 a 14 mm.


Leia também:


Distribuição e Habitat


As tecedeira-tronco são encontradas em partes tropicais do sul da Ásia, onde sua distribuição inclui Índia, Malásia, China e Nova Guiné. É frequentemente encontrado em associação com o homem e se espalhou para outros países onde é considerado invasivo . O seu habitat são os troncos das árvores e as paredes dos edifícios onde cria uma pequena teia junto à superfície.


Leia também:


Como a aranha tecedeira-tronco tece suas teias?


Essas aranhas repousam de cabeça para baixo na teia com as pernas flexionadas. Sua coloração o torna bem camuflado.


A teia começa como uma teia orbe usando proeminências na estrutura subjacente para suporte. À medida que a aranha cresce, o mesmo acontece com a teia e, alometricamente , torna-se uma teia de escada dependente do substrato com molduras laterais paralelas em vez de arredondadas. O cubo da teia é modificado em um copo de seda. Diz-se que esta espécie é invasivo e sinantrópico.


Leia também:


Comportamento das aranha tecedeira-tronco


Como outras aranhas, o macho desta espécie usa seus pedipalpos para inserir o esperma nos receptáculos seminais da fêmea . A articulação terminal dos palpos se desprende e permanece na fêmea durante setenta e cinco a oitenta por cento dos acasalamentos, especialmente quando a fêmea é agressiva. Supõe-se que os órgãos copulatórios cortados possam funcionar como tampões para evitar o vazamento de esperma e que abandoná-los pode ser uma opção sensata para o macho, caso contrário, seus palpos danificados podem vazar hemolinfa . Embora sua perda efetivamente torne o macho estéril, ele geralmente fica com a fêmea e afasta os machos rivais, e esse comportamento protege seu investimento reprodutivo.


Um estudo subsequente sugere que perder o peso extra dos pedipalpos permite que os machos afastem mais efetivamente os machos rivais, protejam seu companheiro e, assim, garantam a paternidade.


Leia também:

Comentários