Espécies ameaçadas de extinção: Quetzal resplandecente

 Uma bela ave que pode estar ameaçada de extinção devido a sua beleza rara


Fonte da imagem: Wikipedia/Cephas - Own work

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

O quetzal resplandecente (Pharomachrus mocinno) é uma pequena ave encontrada no sul do México e na América Central , com duas subespécies reconhecidas , P. m. mocinno e P.m. costaricensis. Esses animais vivem na floresta tropical , particularmente nas florestas de nuvens montanhosas e fazem parte da família Trogonidae. Como outros quetzais, o resplandecente é onívoro; sua dieta consiste principalmente de frutas da família Lauraceae , mas ocasionalmente também se alimenta de insetos , lagartos, sapos e caracóis.


Leia também:


Características do Quetzal


A espécie é conhecida por sua plumagem colorida e complexa que difere substancialmente entre os sexos . Os machos têm plumas verdes iridescentes , peito e barriga vermelhos, asas internas pretas e cauda branca , enquanto as fêmeas são mais opacas e têm uma cauda mais curta. Barrigas e bicos cinzas, juntamente com cabeças verde-bronze, são característicos das fêmeas.


Essas aves cavam buracos em árvores em decomposição ou usam as já feitas por pica -paus como local de nidificação. Eles são conhecidos por se revezar durante a incubação, machos durante o dia e fêmeas à noite. A fêmea geralmente põe de um a três ovos, que eclodem em 17 a 19 dias. O quetzal é um migrante altitudinal, migrando das encostas para o dossel da floresta. Isso ocorre durante a época de reprodução, que varia de acordo com o local, mas geralmente começa em março e vai até agosto.


Leia também:


Estado de Conservação pela IUCN


O quetzal resplandecente é considerado quase ameaçado na Lista Vermelha da IUCN , sendo a destruição do habitat a principal ameaça. Tem um papel importante na mitologia mesoamericana , e está intimamente associado com Quetzalcoatl. Atualmente, é o animal nacional da Guatemala, sendo retratado na bandeira do país , brasão de armas e também empresta seu nome à moeda do país, o quetzal guatemalteco .


Leia também:

Comentários